Pedro Baptista. Portugal. 1948. Fotógrafo. Designer Gráfico

IMAGENS
 

Desenho porque isso está na minha natureza… e também porque pode ser uma boa maneira de combater o tédio que me provoca este tempo…

Porque há períodos em que me é particularmente difícil desenhar, no final de 2001 socorri-me dos cadernos que hoje uso como instrumentos disciplinadores.

Os cadernos A6 servem para desenhos rápidos que faço durante os telefonemas, quando as pessoas me contactam e onde escrevo normalmente a resposta a uma pergunta que faço, (a várias pessoas), ou uma frase dita pela pessoa durante a conversa.

Nos cadernos A5 registo imagens da televisão ou revistas e tomo também notas de assuntos ou autores que me interessam, números de telefone ou endereços de internet, entre outras coisas…

Os cadernos A4 são diários de secretaria onde vou desenhando mais de mim; memorias de viagens… estudos para trabalho, apontamentos gráficos sobre o trabalho de pintores… viagens interiores.

Raramente desenho no exterior: para isso tenho alguns cadernos Moleskine praticamente a estrear…

Mesmo em viagem os desenhos são feitos de memória em cadernos A5 ou A4 onde também faço diário escrito, e colagens de objectos que vou encontrando… bilhetes de transportes, guardanapos de cafés ou restaurantes, sacos de açúcar, bilhetes de museus, folhas, flores provas de contacto, photomatons etc.

Uso principalmente canetas Micron e Uniball, mas também marcadores, aguarela e lápis de cor.