Sara Simões. Portugal. 1980. Designer e ilustradora.

www.sarasimoes.pt.vu
www.velhadaldeia.blogspot.com
www.grupo-do-risco.pt

IMAGENS
 

Tem formação em Design Industrial e em Ilustração Científica. Já criou mobiliário e stands para feiras, personagens, ambientes e storyboards para animação 3D, e interfaces gráficos para aplicações informáticas. É autora do livro “Uma mão cheia de amoras”.

Sobre mim e o diário gráfico:

Em criança, eu já gostava de ficar sossegada num cantinho a desenhar. Hoje ando sempre com o meu diário-gráfico (“kit anti-secas”) e aproveito as viagens de comboio para praticar o desenho de figura humana, ou um tempo de espera para registar o aspecto de uma rua ou de uma árvore. Na verdade sinto-me um pouco nua se sair de casa sem um caderno e qualquer coisa que risque.

Além do diário-gráfico que levo para todo o lado, também uso alguns cadernos de desenho temáticos. São cadernos dedicados a assuntos, projectos ou técnicas que me interessa explorar num determinado momento (por exemplo botânica, peças de mobiliário ou tinta-da-china).

Em 2005 iniciei-me na Ilustração Científica com o professor Pedro Salgado. Pus-me a desenhar musgos e a partir de então nunca mais quis largar a ilustração de temas da natureza.

Faço desenho de campo com o Grupo do Risco, associação de defesa do ambiente criada por Pedro Salgado, que realiza expedições com o objectivo ulterior de divulgar o património ambiental e a biodiversidade através da arte. Participei nas expedições às Berlengas, Douro Internacional e Amazónia.